sábado, 8 de agosto de 2009

Ensinar Matemática jogando Xadrez. É possível?

Ao jogar uma partida de Xadrez você se depara com algumas situações cotidianas que exigem alguns cálculos, tais como: É bom trocar uma Dama por uma Torre; se eu trocar um peão por um cavalo estarei em vantagem?
Estas perguntas entre outras são tão frequentes que nem percebemos sua relação com a Matemática. Quando analisamos essas situações estamos verificando se teremos lucro ou prejuízo quando fizermos determinada troca de peças. Ou seja, em uma rotina do jogo temos uma rica ferramenta para ensinar o conteúdo para as crianças.
O jogo de Xadrez é muito rico em possibilidades como ferramenta pedagógica não só para o ensino da Matemática, mas, também, para aperfeiçoar habilidades fundamentais à formação de um indivíduo crítico em nossa sociedade. Antes de começarmos nossa discussão a respeito da relação entre o jogo de Xadrez e o ensino/aprendizagem da matemática convido vocês a refletirem e postar seus pensamentos neste tópico referente à seguinte pergunta:
Quais habilidades (concentração, memória etc) e conteúdos matemáticos podemos explorar em uma partida de Xadrez?
Abaixo, coloco um vídeo que exibe uma das possibilidades de se trabalhar matemática com Xadrez para iniciar as sugestões de conteúdos matemáticos.

Um comentário:

  1. Rafael, muito lindo o Blog.
    Voce esta contribuindo muito para
    construirmos uma comunidade de Aprendizagem sobre Xadrez na Educação.
    Abraços
    Prof. Arlindo José

    ResponderExcluir